Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Presença obrigatória

<p>O Congresso da Abraves 2007 será uma oportunidade ímpar para conhecer, em primeira mão, as últimas novidades científicas e tecnológicas produzidas para o segmento suinícola.</p>

"Os desafios da produção de carne suína para um mercado globalizado". Este será o tema central da 13 edição do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), que entre os dias 16 e 19 de outubro de 2007 promete reunir um expressivo número de profissionais do setor para discutir assuntos de vital importância para o desenvolvimento da suinocultura brasileira.

O Congresso da Abraves, como é conhecido, será palco para a divulgação, em primeira mão, das últimas novidades científicas e tecnológicas, produzidas especialmente para a cadeia brasileira de produção de suínos, num contexto de melhoria de produtividade, qualidade de produto e de insumos, conquista de mercado externo, biosseguridade, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental, econômica e social. "Além do contínuo desafio da produtividade e da eficiência econômica, a atividade suinícola precisa atender atualmente determinados requisitos estabelecidos pelo mercado internacional", afirma Paulo Roberto Souza da Silveira, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves e presidente do 13 Congresso da Abraves, explicando o mote central do evento. "O tema central da próxima edição do Congresso é uma meta que diariamente se coloca no horizonte de produtores, agroindústrias e segmentos associados à suinocultura", completa.

De acordo com Silveira, a atual inserção do Brasil no mercado internacional de carne suína é possivelmente o resultado mais visível dessa mudança. "Um resultado arduamente buscado, mas que ao mesmo tempo impõe novas regras e condicionantes técnicas ao setor", argumenta o pesquisador.

Segundo ele, o Congresso da Abraves deve refletir este momento da suinocultura brasileira e estar alinhado com o desafio que se apresenta. "Assim, nos propomos a trazer novos conhecimentos, discutir e estimular a atualização dos profissionais em torno dos desafios da produção de carne suína para um mercado globalizado", comenta Silveira.

Socialização do conhecimento – A própria expressividade do Brasil na produção e exportação de carne suína – o Brasil ocupa hoje o 4 lugar no ranking dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne suína – exige a constante atualização dos profissionais do setor para aprimorar e dar seqüência ao crescimento e qualidade da atividade suinícola nacional.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e da Embrapa Suínos e Aves, a suinocultura brasileira conta com 1.406.126 matrizes produtivas alojadas. Em 2005, o Brasil produziu 2.268.890 toneladas de carne suína, das quais 625.075 toneladas foram enviadas ao mercado internacional. O consumo de carne suína no País em 2005 foi de 11,5 quilos por habitante ao ano.

Foi justamente com este foco – o de respaldar tecnicamente o desenvolvimento da suinocultura brasileira – que em 1983 foi criada a Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos e, no ano seguinte, seu tradicional Congresso, que ininterrupto desde então, vem promovendo, há mais de duas décadas, a atualização e qualificação de milhares de profissionais ligados à atividade suinícola.

Em 2007, não será diferente. O Congresso da Abraves apresentará um vasto panorama da produção científica mundial voltada à suinocultura, destacando as novidades da ciência e as novas tendências e inovações estabelecidas nas diversas e diferentes etapas do sistema de produção de suínos, reafirmando a posição de vanguarda do evento na divulgação e socialização do conhecimento científico suinícola.