Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião discute melhoria para as propriedades suinícolas

<p>Os cuidados sanitários e com o Meio Ambiente são fundamentais no processo de melhoria produtiva.</p>

Redação (07/11/2007) – Produtores preparados para as exigências do mercado, esse foi o objetivo da reunião que Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, promoveu ontem, dia 06, onde estavam presentes suinocultores independentes, parceiros de empresas de nutrição e laboratórios, Sebrae, e ainda, representantes dos municípios da AMAUC.

Segundo o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, os cuidados sanitários e com o Meio Ambiente são fundamentais no processo de melhoria produtiva, por isso é necessário à adequação nas propriedades. “Precisamos trabalhar juntos, podemos não ser o melhor, mas ser igual e competitivo no mercado, nos reunimos com o objetivo de preparar o produtor e esclarecer dúvidas, pois só estará no mercado quem estiver realmente preparado” destaca Wolmir.

Durante o encontro o Agente Articulador do Sebrae, Airton Ranthumm, pode mostrar ao público presente o projeto que a instituição está realizando com a Associação, “estamos em fase inicial com ACCS, vamos fazer um trabalho com o produtor independente, onde objetivo principal será oportunizar melhorias nas propriedades suinícolas, melhorando assim a qualidade do produto e das propriedades” ressalta Airton. O Sebrae irá apresentar até dezembro o projeto final para Associação e seus independentes para ser implantado durante o ano de 2008.

O biólogo Gentiz Bonêz comentou durante a reunião sobre o III Seminário de Avaliação TAC Amauc, que será realizado no próximo dia 22, e ainda, esclareceu dúvidas sobre licenciamento ambiental nas propriedades para os suinocultores, Bonêz ainda, solicitou aos produtores que preenchessem um questionário onde o mesmo será usado para o levantamento de dados das propriedades suinícola durante o seminário.

Por fim o Engenheiro Agrônomo, Felipe Penter, destacou que a questão ambiental está muito presente e a cobrança será cada vez maior, ele apresentou durante o encontro como seria uma propriedade ambientalmente correta, e ainda, alternativas para os dejetos suínos, como a compostagem e o biodigestor.