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Peru: cada vez mais na mesa dos brasileiros

<p>Técnicas adequadas de manejo e sanidade ajudam produtor a acompanhar ritmo acelerado do mercado com a proximidade das festas de fim de ano.</p>

Redação (01/11/2007)- A produção avícola brasileira movimenta em torno de US$ 10 bilhões ao ano, representando 2% do PIB do País. E tem crescido a uma taxa de cerca de 10% ao ano*. Já a criação de perus no Brasil é galopante. Para se ter uma idéia, em 1970 o Brasil tinha uma produção de cerca de 270 mil perus por ano, saltou em 1990 para 9,5 milhões e no ano passado foram produzidos 36 milhões de unidades. Esse crescimento ocorreu para atender tanto o abastecimento do mercado interno como para a exportação. As exportações globais totalizaram 1,9 milhão de toneladas entre janeiro e maio, 249% acima do mesmo período de 2006.  

 "É bem verdade que, mesmo com a elevação do consumo, o Brasil ainda está longe de figurar entre os maiores consumidores mundiais da ave”, afirma Alberto Back, especialista em aves do laboratório Mercolab.  

Hoje, o consumo per capita brasileiro de carne de peru está em 1 kg/hab/ano. Até 2003, era de apenas 700 gramas/hab/ano. Isso significa que, apesar de ainda manter sua tradicional demanda sazonalizada devido às festas de fim de ano, o peru e seus derivados já aparecem permanentemente nas gôndolas dos supermercados, alcançando boa gama de consumidores. “Prova disso é que o abate ocorre ao longo de todo ano e não concentrado nos últimos meses como era feito no passado”, explica Back.

No Brasil, a criação de perus vem se tornando altamente especializada, obrigando cada vez mais os produtores e a indústria a buscarem novas tecnologias em manejo e sanidade. Um exemplo é a atenção que o produtor deve ter com relação às doenças parasitárias como a Coccidiose. “Vale lembrar que essa enfermidade pode causar perdas de produtividade nas granjas”, alerta Back.