Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperlac é 100% genética Pen Ar Lan

<p>Parceira da Pen Ar Lan desde 2005, a Cooperativa dos Produtores de Suínos e Leite do Oeste do Paraná conta, atualmente, com 100% de genética Pen Ar Lan nas linhagens fêmea e macho. </p><p></p>

Da esquerda para a direita: George Lwen, veterinário da Pen Ar Lan, Gilberto Heinen, Edemar Rockenbach, presidente da Cooperlac, e Telmo Kitzig, gerente comercial da Pen Ar Lan

Da Redação 23/10/2007 – Quanto às matrizes, a Cooperlac tem em seu plantel a Naima, fêmea de origem sino-européia que é sucesso mundial da Pen Ar Lan. Em relação aos cachaços, desde o mês de agosto a cooperativa trabalha com plantel integralmente composto por reprodutores P76. Em setembro, foram entregues à Cooperlac mais 48 machos desta raça.

Segundo Gilberto Luis Heinen, responsável da Cooperlac pela área de fomento de suínos, a opção da cooperativa pela Nama deveu-se pela melhora alcançada na tipificação de carcaça e conversão alimentar, características importantes na avaliação dos frigoríficos. Outro ponto destacado por Gilberto foi a prolificidade da Nama: "a matriz da Pen Ar Lan, além de muito prolífica, tem grande aptidão leiteira e é um animal bastante dócil", descreve.

Sobre os machos, Gilberto Heinen diz que a Cooperlac optou pelo P76 "para obter padronização e pelos resultados junto ao frigorífico quanto à tipificação e rendimento da carcaça". Gilberto destaca também como pontos fortes do terminador da Pen Ar Lan a espessura adequada de toucinho e a conversão alimentar. "Trabalhando com animais da Pen Ar Lan, além das vantagens já apontadas por mim, temos um ótimo atendimento e facilidade de reposição", aponta Gilberto.

A Cooperlac localiza-se no município de Toledo (PR) e é filiada ao grupo Frimesa, um dos maiores do Brasil. Atualmente, a cooperativa conta com 7.200 matrizes em sistema de integração e, no final de 2007, vai inaugurar sua fábrica própria de rações.