Redação (31/08/07) – Em 2006, a fábrica localizada em Rolândia abatia 160 mil aves por dia. Em julho de 2007 esse número chegou a 315 mil aves dias e a expectativa é que ele ultrapasse 350 mil nos próximos meses. A meta, segundo o presidente Evaldo Ulinki, é chegar à casa de 500 mil nos próximos três anos e com a implantação da Unidade 02-MT, em Primavera do Leste, atingir 1 milhão de aves/dia.
Após mais de três décadas de história, a Big Frango conquistou definitivamente os mercados nacional e internacional de carne de frango. E antes disso Ulinski já dava os primeiros passos no setor, vendendo ovos de granja pelo Paraná. Hoje, como respeitado empresário, ele acumula prêmios que mostram o reconhecimento da empresa.
Ulinski colocou em ação um plano de crescimento e as primeiras obras já foram concluídas. A fábrica de Rolândia teve sua capacidade de abate ampliada, o que incluiu a aquisição de novos equipamentos. As obras agora estão concentradas na Fábrica de Ração, em construção em terreno de 150 mil metros quadrados localizado em frente à fábrica de abate. A previsão é que ela entre em funcionamento em 2008, substituindo a antiga com sede em Arapongas, cidade vizinha à Rolândia. Assim a capacidade de produção vai passar de 1,5 mil tonelada/dia para 2,4 mil toneladas/dia, atendendo à nova demanda de consumo dos pintainhos.
Os equipamentos foram adquiridos de uma empresa holandesa, e incluem máquinas de dosagem, moagem e misturador, informa o vice-presidente, Evaldo Ulinski Junior. Quem supervisiona os trabalhos no Brasil é Ademar José Schineider, representante da Van Aarsen, empresa holandesa líder mundial no segmento de fábrica de rações.
Conforme ele, a nova estrutura vai abrigar o que há de melhor em tecnologia, com tratamento técnico adequado para evitar contaminações no produto. “Em termos de capacidade de produção em uma linha, a Big Frango terá a maior em todo Brasil com capacidade de 135 toneladas produzidas por hora”, afirma. Schineider.