Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Auditores do Mapa em Rondônia

<p>Visita tem como objetivo integrar Rondônia no Plano Nacional de Prevenção e Controle da Influenza Aviária.</p>

Redação AI (22/08/07) – Os Auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Regina D’Arce de Brasília e Márcio Ferreira de Santa Catarina, estarão em Rondônia nos dias 20 a 24 de Setembro para uma avaliação dos Programas de Defesa Sanitária Animal, em especial nos trabalhos desenvolvidos pela Agência Idaron na área de Sanidade Avícola.

 A visita tem como objetivo o parecer favorável às ações de educação sanitária, prevenção e vigilância epidemiológica relacionada ao programa de saúde das aves para que Rondônia faça parte do Plano Nacional de Prevenção e Controle da Influenza Aviária, mais conhecida como Gripe do Frango e a Doença de Newcastle.

O Idaron e as Parcerias dos Órgãos de Defesa Sanitária Animal do Estado desempenham desde 2004 a cadastragem de todas as atividades nos estabelecimentos avícolas comerciais. Além do cadastramento, as ações realizadas abrangem palestras educativas com os produtores rurais, reuniões e distribuição de material informativo das doenças. Também em 2004, 1.200 aves foram submetidas ao exame soro-epidemiológico para as Doenças de Newcastle e Influenza Aviária, todas com resultados negativos.

Segundo o Presidente do Idaron, Lorival Amorin o desenvolvimento do setor avícola pode ser mais uma alternativa de produção no campo com garantia no mercado agropecuário se Rondônia for inserido no Plano Nacional. “o Idaron com o apoio do Governo do Estado pretende no mais curto espaço de tempo alcançar o status sanitário do plantel avícola que vai possibilitar o crescimento da avicultura na região e conseqüentemente de uma alternativa a mais de produção para o homem do campo no Estado de Rondônia.” 

No Brasil nenhum caso do vírus H5N1 da Gripe do Frango foi registrado, já a Newcastle esteve presente por mais de 50 anos no país sendo notificado seu último caso em 2001 e depois somente em 2006 na cidade gaúcha de Vale Real, localizada a 90 km de Porto Alegre com 17 casos no mês de maio.