Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Começa a Suileite

<p>Atrasada em dois dias por conta da enxurrada que caiu na região no último domingo, a Suileite começa oficialmente hoje.</p>

Redação SI (26/07/07) –  Até o final da tarde de ontem, todos os animais previstos para participar da 2ª edição da Suileite, Festa do Suíno e do Gado de Leite, já estavam devidamente instalados no Parque de Exposições Attílio Francisco Xavier Fontana de Concórdia. Segundo o coordenador da feira, Celso Munaretto, em torno de 30 animais que estavam inscritos, deixarão de participar da feira, porque não encontraram mais transportadora para trazer os animais até Concórdia. “Os produtores haviam contratado os caminhões para segunda ou terça-feira e depois disso não conseguiram mais transporte para os animais”, lamenta Munaretto, mas garante que o evento não vai ser prejudicado e as pessoas já podem ir a partir de amanhã até o parque visitar o que há de melhor em tecnologias de equipamentos e animais.

O tesoureiro da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, ACCB, Rosalvo João Bertoli de Chapecó, chegou ontem com seis animais da raça Jersey para participar do desfile. Bertoli salienta que participou da primeira edição, que foi um sucesso e mesmo que a chuva tenha adiado a abertura, não vai diminuir o brilho do evento. “Num geral, todas as exposições melhoram de uma edição para a outra e assim aconteceu com a Suileite que pelo que se pode observar, está muito melhor que a primeira”, fala.

A jovem produtora, Nanci Lunardi (foto) de 24 anos, que divide a propriedade com a mãe em Colônia Bacia, Chapecó, está participando da Suileite pela primeira vez e já trouxe 16 animais da raça Holandesa, somente para o desfile. A família Lunardi começou a trabalhar com produção de leite mais profissionalmente há quatro anos e atualmente possui 120 vacas em lactação, com uma produção média de 28 litros/vaca/dia. Nanci Lunardi disse que já participa de outras feiras, como na Efapi em Chapecó, Femi em Xanxerê e em Lages, onde seis animais foram premiados e estão na Suileite também. “Chegamos com os animais na segunda-feira a noite e vamos ficar até sábado, eu e mais dois funcionários”, destaca Nanci.

Pai e filhos no mesmo caminho

Participando da 2ª Suileite, com seis animais da raça holandesa, o produtor Valmir Zandoná de Abelardo Luz, participa pela primeira vez da Suileite e tem boas expectativas para a feira, mesmo com os transtornos da chuva. Participando de exposições e concursos há dois anos, Zandoná possui hoje em torno de 370 cabeças de gado em seu rebanho e 130 vacas em lactação, produzindo em média, 25 litros de leite/vaca/dia. “Trouxe os animais para participar do desfile, pois já foram premiados em outras feiras e espero repetir o sucesso aqui também”.
Os filhos, Rodrigo e Ricardo Zandoná (foto ao lado) são sinceros em afirmar que não gostam muito de vacas, “gostamos mesmo é de cavalo, porque é mais divertido”. Os gêmeos de 10 anos contam que participam de rodeios na modalidade de tiro de laço, há mais de três anos e tem cinco troféus cada um em diversos rodeios realizados em várias cidades de Santa Catarina, inclusive em Concórdia.