Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Embaixador russo no MT

<p>Na visita realizada neste semana (09/07), Vladimir Lvovitch Tyurdenev, verificou que não há razões pra embargar a produção de carne suína do MT.</p>

Redação SI (12/07/07) – Os diretores da Associação dos Criadores de Suínos de MT , Acrismat, guiaram  esta semana, a visita do embaixador da Rússia no Mato Grosso, Vladimir Lvovitch Tyurdenev,  ao frigorífico do Grupo Excelência, em Nova Mutum, (264 km a norte de Cuiabá). Na visita o presidente e os diretores mostraram ao embaixador que não há razões pra embargar a produção de MT.  O embaixador pode conferir alguns plantéis da região e ainda o modo de produção de produtores do norte.

De acordo com o presidente da Acrismat, Luiz Salles, a vinda do embaixador conta como apoio em relação a liberação do frigorífico Excelência para   exportação ao mercado daquele país. "Ele se surpreendeu com nossa tecnologia, como modo de produção e criação, e com certeza saiu daqui com uma boa impressão da suinocultura do Estado. Isso conta e muito para a vinda missão técnica do Ministério da Agricultura e para a certificação da carne pra exportação", informou o presidente.

Em Mato Grosso apenas a Agra Agroindustrial de Alimentos, de Rondonópolis (220 km ao sul da capital) está habilitado a exportar para a Rússia hoje. O frigorífico tem capacidade de abate de 1000 suínos por dia, e destina sua produção ao mercado interno e externo.

O frigorífico Excelência  abate 3 mil suínos por dia, o que representa cerca de 60 mil animais por mês. A meta é conquistar o mercado interno e chegar até o ano de 2010 com 8 mil abates por dia, gerando U$ 250 milhões ao ano. Cerca de 70% de sua produção era vendida à Rússia e 30% destinada ao mercado interno.