Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agrishow Semi-árido 2007 começa em clima de consagração

<p>Ocupando uma área de 32 hectares, na Embrapa Transferência de Tecnologia, a 40 Km de Petrolina (PE), a Agrishow Semi-árido 2007 que começou na manhã de ontem (03/07), já promete movimentar a região até sábado (07/07).</p>

Redação (04/07/07) – Em clima de confraternização, a feira que é realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos- Abimaq e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, leva transferência de tecnologias para a agricultura de sequeiro e aos produtores da região semi-árida, foi aberta oficialmente na presença de autoridades, pequenos, médios e grandes produtores, empresários e pesquisadores.

Comandando a festa o presidente da Abimaq, Newton de Mello, o coordenador da Agrishow Semi-árido Newton Araújo, o diretor executivo da Embrapa Geraldo Eugênio, juntamente com o prefeito de Petrolina Odacy Amorim deram as boas vindas aos visitantes. O evento que já está em sua segunda edição e se consolida como um grande marco para agricultura familiar e desenvolvimento sustentável da região Nordeste, contou ainda com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, e dos secretários de Agricultura de Pernambuco, Ângelo Ferreira e da Paraíba Francisco Quintans.

 “Aqui estamos aliando o conhecimento técnico ao prático com know-how do Sistema Agrishow, mostrando o quanto a agricultura familiar é importante para o desenvolvimento do Brasil. Vamos receber até o final da feira cerca de 250 caravanas vindas de diversas regiões num raio de 300 km, que vão ser recebidas com alimentação e transporte totalmente gratuitos, para um misto de difusão da tecnologia da Embrapa aliado ao lado mercadológico, trazendo fabricantes de equipamentos para esta região que é o nosso objetivo futuro”, afirmou Newton Araújo.

Lembrando que o projeto Agrishow Semi-árido nasceu de uma sugestão do presidente Lula, o presidente da Abimaq, Newton de Mello destacou que o desafio agora é trazer para a feira os agricultores extensivos da agricultura irrigada. “Aceitamos o desafio, e em 2006, nos debruçamos sobre este grande evento que já se consagra como o maior evento agropecuário do Nordeste. Nossa meta agora é expandir a feira e trazer cada vez mais para esse evento a agricultura irrigada”, ressaltou.

Destacando a apresentação de mais de cem alternativas de convivência com a seca, além de 24 bate-papos tecnológicos, 04 grandes fóruns e um espaço empresarial para dinamizar o agronegócio regional, Geraldo Eugênio de França, diretor executivo da Embrapa, representando na solenidade o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, falou da importância da pesquisa para o desenvolvimento da agricultura brasieleira. “A Embrapa se sente extremamente honrada de fazer parte deste momento, estamos trabalhando para manter nossas propriedades mais eficientes e não há como fazermos isso sem a tecnologia. A Agrishow Semi-árido conseguiu juntar num só espaço a tecnologia biológica à tecnologia da engenharia trazendo um universo aos produtores para que sejamos de fato uma potencia na agricultura mundial” finalizou.

Homenagem – Na ocasião, os representantes do Sistema Agrishow, Newton de Mello e Newton Araújo homenagearam o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, por ser um entusiasta da realização da Agrishow Semi-árido em Petrolina, desde o seu início quando este ainda era prefeito. O Secretário que recebeu uma placa ressaltou que, “quando muitos não acreditavam no sucesso da feira, ela se mostrou um evento importantíssimo que veio para complementar o calendário de eventos de nossa região e todo o Nordeste. A Agrishow cumpre com um papel importante numa das lacunas fundamentais para a promoção do desenvolvimento do Brasil, que é a difusão tecnológica”, destacou.

O evento que se estende até o sábado dia 07, recebe na quinta-feira a visita de uma comitiva com 16 deputados estaduais de Pernambuco e o Prefeito de Caruaru, Tony Gel. A Agrishow Semi-árido 2007 reserva ainda aos visitantes demonstrações práticas que vão servir de orientações para o dia a dia do produtor rural, a vitrine tecnológica para exposição e divulgação de trabalhos técnicos gerados pelo Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária- SNPA e ainda a introdução do Bosque Vasconcelos Sobrinho com aproximadamente dois hectares, e a trilha ecológica que será supervisionada pelo 72°BIMTZ Batalhão do Exército de Petrolina. Até o final da feira são esperados cerca de 30 mil visitantes e uma perspectiva de comercialização da ordem de  sete milhões  de reais em produtos e serviços agrícolas.