Redação SI (19/06/07) – A Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) está investindo R$ 9,1 milhões, totalmente financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na construção de três novas Unidades Produtoras de Leitões (UPLs). O projeto, que também contempla a aquisição de matrizes e uma central de inseminação artificial, beneficiará 20 mil pessoas, entre associados, fornecedores e prestadores de serviços à cooperativa.
O financiamento foi assinado neste final de semana, em Encantado, nas comemorações dos 60 anos da cooperativa.
– Trata-se de um investimento que ratifica o compromisso social do BRDE, no apoio a projetos da agroindústria – destacou o diretor de Planejamento do Banco, Mario Bernd, no ato em que esteve representando a governadora Yeda Crusius.
No município de Anta Gorda, a implantação de uma nova unidade permitirá a duplicação da capacidade, com um aumento de 1.100 para 2.200 animais. Nas unidades de Guaporé e Santa Clara do Sul, a capacidade será de 1.100 exemplares em cada uma. Serão 4,9 mil metros quadrados de área construída, com ampliação da produção total das atuais 5.100 matrizes para 8.400.
– Os associados poderão intensificar a produção, com a garantia do respaldo pela cooperativa – destaca o supervisor financeiro da Cosuel, Gelsir Gianisella.
Atualmente com 888 funcionários e 2.984 cooperados, a Cosuel é especializada na produção de cortes de suínos de acordo com padrões internacionais. Hoje, industrializa 2.000 toneladas mensais de carne suína, com atuação também na armazenagem de grãos, produção de leite e na comercialização dos produtos da marca Dália. O BRDE tem R$ 52,8 milhões aplicados no Vale do Taquari, em operações de 1.893 clientes.