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Vendas do agronegócio aos árabes crescem 37,3%

<p>As exportações do agronegócio brasileiro para os países árabes renderam US$ 1,75 bilhão entre janeiro e maio deste ano, um aumento de 37,3% em comparação com o mesmo período de 2006. As vendas externas totais do setor, que ficaram em US$ 21,7 bilhões, cresceram 26,8% no período. Os dados são do Ministério da Agricultura.</p>

Redação (14/06/07) – “Este desempenho é fruto de um trabalho de muito anos, de dedicação ao mundo árabe, que está retribuindo com maior atenção aos produtos brasileiros, reconhecendo sua qualidade e a seriedade das empresas”, disse o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr.

As principais mercadorias embarcadas entre janeiro e maio foram as carnes de frango e bovina, com crescimento de 53% no valor das exportações; o açúcar, com ampliação de 20%; o complexo soja, especialmente soja em grãos, com aumento de 5,7%; os produtos florestais, principalmente madeira compensada e madeira serrada, com aumento de 44,5%; e o café, com ampliação de 88,2%.

Outros embarques que tiveram forte expansão no período foram os de lácteos (159%), especialmente os de leite em pó; de cereais farinhas e preparações (125%), principalmente o milho; além do algodão, feijões, pimenta e fumo.

Na avaliação de Sarkis, a procura dos árabes por mercadorias brasileiras está ajudando a superar até a valorização do real frente ao dólar, que torna os produtos nacionais mais caros no exterior. Não foram poucas nos últimos anos as ações realizadas pela Câmara Árabe, empresas e governo brasileiro junto ao mercado árabe, especialmente de promoção comercial. “Há uma simpatia natural dos árabes com relação ao Brasil”, afirmou.

Os principais destinos dos produtos agropecuários no período foram Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Marrocos, Líbano, Kuwait, Síria, Iêmen e Tunísia.

No mês de maio somente, os embarques do agronegócio para a região renderam US$ 391,5 milhões, um crescimento de 23,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os maiores mercados foram Arábia Saudita, Egito, Emirados, Argélia, Marrocos, Kuwait, Líbano, Líbia, Iêmen e Mauritânia.