Redação (14/05/07) – De acordo com o levantamento, houve aumento nos preços de tomate (40,6%), batata (24,8%), frango (11,4%), leite C (6,0%), feijão (2,1%), milho (0,6%), carne bovina, ovos e arroz (todos de 0,5%), trigo (0,4%) e algodão (0,1%).
O aumento sazonal do consumo de alimentos no início do mês, principalmente nas classes mais baixas devido ao recebimento do salário, e a chegada do frio – que provocou a redução da oferta de algumas hortaliças – colaboraram para a alta. No caso do leite e das carnes, a entrada do período de entressafra do boi começa a provocar a redução da oferta, o que também estimula a valorização das cotações.
No período, houve redução nos preços do açúcar, de 4,5%, devido ao início da colheita da cana-de-açúcar na região centro-sul do país. Os preços de soja, café, carne suína, leite tipo B e laranja permaneceram estáveis.
De acordo com a consultoria, apesar da pressão altista observada na semana passada, o Índice RC de Preços Agrícolas de maio registrou queda de 0,3% em relação a abril. Na comparação com a média de maio de 2006, no entanto, o indicador subiu 21,8%.