Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ministério da Agricultura e suinocultores definem prioridades

<p>O pedido enviado pela ACCS, para que a Conab, adquirisse suínos dos produtores independentes e que estão represados nas propriedades, gerou um encontro entre Ministério da Agricultura e suinocultores independentes em Concórdia.</p>

Redação (20/04/07) – O coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola, João Antonio Fagundes Salomão, ouviu dos suinocultores as formas que deve ser feita esta negociação, reforçando a proposta da ACCS de aquisição de suínos. O frigorífico habilitado para abater deve comprar o suíno de produtores cadastrados na ACCS, e pagar o valor do custo de produção que está a R$ 1.87. As carcaças seria comercializadas pelos abatedouros num valor de R$ 3.20 e o governo estocaria o produto pelo período em que o setor estivesse em crise. Outra alternativa ainda é a troca por milho e a distribuição desta carcaça nos programas assistenciais do governo federal.

Todas estas questões foram argumentadas e na próxima quinta-feira, quando haverá reunião do Conselho Monetário Nacional, a proposta passará pela aprovação, para a partir daí efetivar as compras.
Salomão ouviu dos produtores a situação de dificuldades que estão passando e que esta medida precisa ser urgente, “pois estamos com a corda no pescoço, é nosso último recurso”, destacou emocionado o suinocultor de São José do Cedro, Edílson Spironello.

Na oportunidade, foi elaborado um documento, relatando toda esta realidade, com as propostas dos suinocultores, anexado a lista de presença e enviado para ser apresentado na reunião do Conselho.
O secretário da agricultura de Santa Catarina, Antonio Ceron, participou do encontro, e parabenizou a atitude da ACCS, por estar se organizando com produtores buscando saídas.  O Deputado Federal Celso Maldaner participou do encontro e vai participar da entrega do documento, defendendo a posição dos suinocultores.