Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Criação irregular de suínos

<p>Técnicos da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental de São Paulo, Cetesb, encontraram em Itaquaquecetuba uma criação irregular de suínos. Vários animais já estavam mortos.</p>

Redação (12/04/07) – O lixo está espalhado pela propriedade. No meio dos detritos, suínos e galinhas procuram comida. Os urubus rondam o local e se alimentam das carcaças de porcos que não foram retiradas. A criação é feita sem higiene.

As autoridades chegaram ao local depois de uma denúncia anônima e, de acordo com a Cetesb, a exposição do lixo na terra é completamente irregular. Da forma como o depósito foi feito pode haver a contaminação do solo e do lençol freático.

Segundo alguns vizinhos que preferiram não gravar entrevista, a propriedade está nessa situação há pouco mais de um ano.

Os detritos eram trazidos junto com sobras de restaurantes para alimentar os animais. Uma parte do lixo seria reciclada. As duas atividades, tanto a criação quanto a reciclagem, são irregulares. Em volta da propriedade há plantações de hortaliças e criação de gado.

“A preocupação principal da Vigilância Sanitária neste momento é verificar pessoas que possam estar consumindo principalmente a água que pode estar contaminada por esse solo, essa situação de agressão ao meio ambiente”, afirma Ivanete Giovanini Campos, diretora da Vigilância em Saúde municipal.

A Cetesb vai analisar a água das propriedades vizinhas. Os animais não poderão ser comercializados. O responsável pela área tem 15 dias para limpar o local.