Redação SI 29/03/2007 – Mais de cem pessoas, entre varejistas, representantes de frigoríficos, de associações de donas de casa e produtores lotaram o auditório da Associação Goiana de Supermercados (Agos) para participar de um encontro em torno da campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, visando a implantação do projeto no Estado. “Goiás mostrou-se uma das unidades da federação mais entusiasmadas com o projeto”, comemorou o Diretor de Marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fernando Barros, que na oportunidade proferiu uma palestra sobre os resultados da campanha em todo o País.
O presidente da Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Eugênio Arantes Pires, saudou o resultado do encontro, já que pelo menos três supermercados manifestaram interesse concreto em implementar a campanha “Um Novo Olhar” em suas dependências. “Acho que vamos entrar num momento novo aqui em Goiás”, disse Eugênio, que acredita na união dos produtores, varejistas e proprietários dos frigoríficos em torno do projeto.
O Presidente Executivo da Agos, João Bosco Pinto de Oliveira, colocou a estrutura da entidade à disposição da ABCS nas próximas etapas da campanha em Goiânia. Para ele, o evento foi um exemplo do tipo de parceria que produtores, fornecedores e varejistas podem realizar juntos em benefício da melhoria do desempenho de todos os segmentos.
Um dos primeiros representantes de frigoríficos a apoiar a idéia em Goiás, Marcelo Rodrigues da Silva (FrigoSuíno) o mercado goiano já está maduro para uma abordagem nova na comercialização da carne suína. “Não me surpreendi com o interesse dos supermercados”, disse Marcelo, para quem a cadeia produtiva unida é o único caminho possível para a reversão dos baixos níveis de consumo de carne suína registrados no Brasil.
A campanha em Goiás será coordenada pela Secretária Executiva da AGS, Crenilda Neves. Os primeiros levantamentos já estão sendo realizados. A intenção da Associação Goiana de Suinocultores é colocar a campanha em andamento já nas próximas semanas. Crenilda espera contar com o apoio do Sebrae para ajudar no financiamento do treinamento dos açougueiros, que será coordenado pela ABCS.