Redação (16/03/07) – “Só quero que o ministro trabalhe em prol do setor produtivo”, destacou Ademar, que está em Caracas, na Venezuela.
Balbinott é o maior produtor individual de semente de soja. Conforme as informações do site Estadão, o novo ministro nasceu em Gaurama (RS), tem 66 anos, é empresário rural. Sua confirmação para o Ministério da Agricultura passou pelo aval do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), novo aliado de Lula, com o qual Balbinotti tem amizade e negócios, já o governador é o maior produtor mundial do grão. Apesar da base política em Maringá (PR), o novo ministro tem negócios focados em Alto Garças e Rondonópolis (MT), onde ficam as unidades de sua empresa, a Sementes Adriana, responsável pelo fornecimento de cerca de 20% de toda a soja plantada no Mato Grosso.
Balbinot foi filiado durante 15 anos à Arena, partido que representava o governo federal durante a ditadura militar. Ele foi filiado ao partido de 1973 a 1988, e chegou a se eleger prefeito e vereador pela legenda, na cidade de Barboza Ferraz, no Paraná. A partir de 1988, o futuro ministro iniciou uma ciranda por partidos bastante diferentes. De 1988 a 1992, Balbinotti ficou no PFL, passando depois por PDC, PDT, PTB, PSDB e PMDB, onde está desde 2003.
Além da passagem pela Arena, Balbinotti também se destaca pela sua riqueza. Na declaração de bens apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no ano passado, ele listou nada menos do que 224 bens, incluindo fazendas, aviões e caminhões.