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ABCS presta contas em reunião em Florianópolis

<p>Relatório de gestão da entidade apresenta 2006 como o ano das ações estruturantes.</p>

Redação (06/03/07) – Consolidação da presença institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) junto aos poderes Executivo e Legislativo no Distrito Federal; instalação da sede da entidade no prédio da Confederação Nacional da Agricultura; ações políticas voltadas para a reestruturação da comercialização da carne suína no Brasil, visando a ampliação do mercado interno; participação da ABCS no esforço de ampliação e diversificação do mercado externo para a carne suína brasileira; atuação do Conselho Médico da instituição e seus desdobramentos; produção de vasto material de divulgação, incluindo vídeos, cerca de 50 receitas e folhetos com informações nutricionais.

Estes foram os pontos centrais do relatório de gestão de 2006 apresentado pelo presidente da ABCS, Rubens Valentini,  em reunião do Conselho Deliberativo Superior da entidade, realizada na sexta-feira, em Florianópolis.

Esforço institucional – O Relatório de Gestão, um documento de 20 páginas, apresenta inicialmente o conjunto de ações políticas de caráter institucional, a começar pela instalação da sede da entidade no prédio da CNA, o que promoveu o estreitamento das relações com o órgão máximo de representação do setor agrícola do país. Um dos desdobramentos nessa área está sendo o processo de reinstalação da Comissão Técnica de Suinocultura da CNA. Neste capítulo destaca-se ainda as ações conjuntas realizadas com a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), que participa ativamente do projeto de reestruturação da qualidade da oferta de carne suína no mercado, entre outras atividades.

Para Valentini, a ABCS cumpriu ao longo dos anos um papel histórico na estruturação da capacidade produtiva do país, tendo inserido a suinocultura brasileira entre as melhores do mundo. Não obstante, era importante ampliar a capacidade de influência da entidade, que instalada distante de Brasília tinha maiores dificuldades de promover o encaminhamento dos pleitos do setor. Essa estratégia colaborou decisivamente para que o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, determinasse a criação do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura. Alem disso, o Mapa já aprovou projetos nas áreas de Boas Práticas Agropecuárias e de Produção Integrada de Suínos.

A ABCS participa desde o ano passado do Fórum de Competitividade da Indústria de Carnes, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Junto com o Sebrae foi organizado um projeto piloto do Programa de Excelência da Carne Suína, implantado através da DF-SUIN. O projeto investiu, em 2006, recursos da ordem de R$ 200 mil em capacitação técnica e estruturação de procedimentos de qualidade em granjas e frigoríficos do Distrito Federal. A idéia é levar os resultados do projeto piloto para todo o Brasil.

Em maio de 2006, foi realizada no principal auditório da Câmara dos Deputados o Fórum Legislativo da Suinocultura, uma iniciativa decorrente da presença constante da ABCS nas sessões da Comissão de Agricultura ao longo de todo o ano. Os debates em Brasília fórum precedidos de pré-fóruns realizados nos principais estados suinocultores, envolvendo lideranças políticas e empresariais e produtores de todo o país.

Em fevereiro de 2006, foi realizada em Belo Horizonte uma reunião promovida pela ABCS para debater a criação de um mecanismo de informação destinado a aperfeiçoar o sistema de formação de preços do mercado de carne não processada.

Selo Empresa Amiga da Suinocultura – Lançado em janeiro do ano passado, o Selo Empresa Amiga da Suinocultura reúne hoje mais de quarenta diferentes empresas, que colaboram sistematicamente com trabalhos e pesquisas desenvolvidos pela ABCS e, em contrapartida, estão autorizadas a usar a logomarca criada para este projeto.

O Conselho Médico da ABCS reuniu quatro destacados profissionais do setor, com nomes ligados ao Hospital Albert Einstein, ao INCOOR e à USP. Eles redigiram quatro monografias abordando o impacto do consumo de carne suína sobre a saúde humana, num trabalho que foi distribuído em todo país, em abril do ano passado, encartado na Revista da Associação Médica Brasileira, uma referência nos meios científicos do setor. Esses trabalhos colaboraram decisivamente para garantir a disseminação de uma visão da qualidade nutricional da carne suína desapegada de preconceitos e baseada em critérios científicos reconhecidos pelos principais formadores de opinião do setor.

Câmara setorial de suínos e aves – Valentini foi eleito, em dezembro passado, presidente da Câmara Setorial de Suínos e Aves, para o biênio 2007/2008. A Câmara, inserida no Ministério da Agricultura, reúne agentes públicos e privados com o objetivo de propor, apoiar e acompanhar ações para o desenvolvimento do setor.

Informação – O primeiro número do jornal Argumento Suíno foi lançado em janeiro de 2006. O jornal, com dez mil exemplares por edição, atinge os principais produtores do País e é também dirigido para empresas que compõem a cadeia produtiva da suinocultura. O jornal, com 16 páginas, tem por principal objetivo democratizar a informações estratégicas vitais para a tomada de decisão dos suinocultores. O Argumento Suíno conta com vigorosa participação de empresas fornecedoras de insumos e serviços do setor.

Portal da ABCS – Em 25 de abril foi lançado o portal da ABCS, uma ferramenta utilizada com fonte de consulta e pesquisa em todas as áreas relacionadas com a suinocultura. O portal foi dividido em três mundos: Produção; Institucional e Informações; e Carne Suína. Os usuários podem viajar, portanto, desde receitas sobre pratos concebidos no âmbito da Campanha “Um Novo Olhar sobre a Carne Suína” passando por informações sobre a história da entidade, ou sobre novas tecnologias de produção.

Vídeos – Em parceira com o Sebrae-DF e a DF-SUIN, a ABCS produziu cinco vídeos em 2006. O primeiro deles conta com depoimentos dos membros do Conselho Médico desmistificando preconceitos relativos à carne suína. Foi organizado um vídeo especificamente sobre a qualidade da produção suinícola brasileira e também sobre a campanha Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína.

Assessoria de imprensa – Na área de comunicação, a ABCS comemorou a divulgação de várias de suas atividades nos mais importantes veículos da mídia nacional. Jornais como o “Valor Econômico”, o “Estado de S. Paulo”, “O Globo” e “Gazeta Mercantil” publicaram matérias relevantes sobre ações da ABCS voltadas para o desenvolvimento do setor. Na televisão, o Programa “Jô Soares” abriu um importante espaço para esclarecer a questão da neurocisticercose, assegurando a milhões de telespectadores que a carne suína não é o veículo direto daquela doença.

Norma técnica – Foi assinado com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) um protocolo de cooperação técnica. Dentro deste instrumento foi criada a Comissão de Estudos da Carne Suína, que neste momento está desenvolvendo a primeira norma relativa a nomenclatura e padronização dos cortes de carne suína do país.

Marketing – A campanha Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína, voltada para a reestruturação do sistema de comercialização do produto no País, já foi implantada em cinco diferentes Estados, envolvendo bandeiras do varejo do padrão do “Pão de Açúcar”, do “Extra” e do “Carrefour”. Trata-se de uma parceria entre a ABCS, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Abipecs, coordenada pela Secretaria Nacional de Comércio e Indústria, do Ministério do Desenvolvimento.

No pior resultado colhido pela campanha o supermercado experimentou um aumento de 50% em suas vendas e no melhor resultado, 210%. A meta da ABCS é implantar a campanha, este ano, em cada um dos Estados brasileiros.

Na área de folhetos e publicações, foram editadas 49 receitas; um texto sobre a política de marketing; um folder com informações médico-nutricionais; 08 cartazes, além de outros itens.

A ABCS participou diretamente de sete feiras e eventos, seja através de palestras ou ações objetivando a divulgação do consumo da carne suína.