Redação SI (02/03/07) – Um novo composto desenvolvido para matrizes suínas em produção promete o adicional de 1,75 leitão nascido ao ano. A nova mistura energética e com microingredientes, batizada de ParturAid, foi apresentada ao mercado suíno mundial na última edição da Agromek (em janeiro deste ano, na Dinamarca) pela empresa britânica de saúde e nutrição animal SCA NuTec.
O produto, que deve ser administrado oralmente, foi desenvolivdo para promover a saúde da matriz e dos leitões, além de aumentar a produtividade do rebanho.
Testes conduzidos pela empresa controladora da SCA NuTec, a Provimi, mostraram que o produto ainda reduziu o número de leitões natimortos e as mortes na fase de pré-desmame numa média de 0,79 por leitegada, o equivalente a um adicional de 1,75 leitão por ano. O ParturAid foi desenvolvido, inicialmente, para aumentar os níveis de energia e dos co-nutrientes nas matrizes, reduzindo a fadiga, o estresse e partos lentos, o que ajuda também a reduzir os índices de natimortos e de mortalidade de leitões após o parto.