Redação (21/02/07) – Quatro pavões e um ganso morreram por causa da cepa H5N1 do vírus da gripe aviária no único zoológico da capital paquistanesa, Islamabad, informou nesta terça-feira, 20, um funcionário do Ministério da Agricultura.
É o quarto foco da doença no Paquistão neste ano. A cepa foi encontrada pela primeira vez em aves domésticas em 2006 e cerca de 40.000 pássaros foram sacrificados. Reapareceu neste mês em aves em uma pequena granja perto de Islamabad.
“Fizemos exames e todos deram positivo para o H5N1”, disse à Reuters Mohammad Afzal, comissário de gado do Ministério de Alimentos e Agricultura.
Autoridades fecharam o zoológico Marghazar e funcionários de saúde estavam fazendo exames e tomando medidas para garantir que o vírus não se propague, disse um porta-voz da prefeitura, responsável pelo parque.
“O zoológico foi fechado para o público como medida de precaução. Será reaberto assim que todas as provas sejam completadas”, disse o porta-voz Hayat Khan.
Não houve casos de infecção em humanos pelo vírus no Paquistão. A gripe aviária já causou a morte de 167 pessoas em todo o mundo desde 2003.