Redação (13/02/07) – Um novo estudo da Universidade de Purdue (EUA) comprovou que a ingestão de proteína suína, vinda de corte magros da carne, ajuda a pessoa a aumentar a sua massa muscular e a perder peso durante a dieta para emagrecimento. Os resultados da pesquisa, conduzidos pelo Dr. Wayne Campbell e patrocinado pelo US Pork Checkoff (entidade americana de promoção da carne suína) foram publicados na recente edição o jornal Obesity.
Campbell, chefe de pesquisas do laboratório de pesquisas integradas em nutrição, boa forma e envelhecimento saudável da Universidade, avaliaram a perda de peso em 46 mulheres obesas que seguiram uma das duas dietas de redução de calorias propostas pela pesquisa. Um grupo seguiu a dieta que incluía cerca de 18% das calorias totais em proteína. O outro grupo seguiu a dieta com um nível de proteían mais alto: 30% entre o total das calorias ingeridas, incluindo 170 gramas de carne suína magra por dia.
“Depois de 12 semanas, nosso estudo comprovou que o grupo de mulheres que seguiu a dieta de redução calórica, incluindo o alto nível de proteína com a carne suína diária, conseguiu manter e até aumentar a massa muscular (ou magra) do corpo enquanto perdia peso, comparado ao grupo que consumiu o mesmo número de calorias, mas com o nível de proteína reduzido”, revelou Campbell.
O grupo que consumiu mais proteína apresentou cerca de duas vezes mais massa muscular no corpo do que as mulheres que seguiram a dieta de baixa proteína. Segundo os pesquisadores da Universidade de Purdue, entre todas as dietas que incluem alto nível de proteína, esta é a primeira que recomenda a ingestão exclusiva da carne suína.