Redação (30/01/07) – São 32 variedades fornecidas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). De acordo com o agrônomo e pesquisador da Empaer, Marcus Damião de Lacerda, o objetivo dos testes é verificar o comportamento das espécies em relação ao solo e clima da região.
“Vamos esperar os resultados e as que tiverem melhor produtividade serão indicadas a pequenos agricultores”, destacou. O plantio foi feito em novembro do ano passado. As espigas já se formaram e entraram no período de amadurecimento. Também estão sendo analisados a altura, floração, pesagem, resistência a pragas, doenças, adubação, entre outros fatores.
Os experimentos são feitos com milho na safra normal, e após a colheita também devem ser feitos na safrinha, para constatar a melhor adaptação. Outras culturas são testadas pela empresa, em Sinop. 11 novas variedades de feijão foram plantadas e a colheita encerrou na semana passada. Duas, a BRS Horizonte e BRS Requinte, tiveram resultados positivos com boa produtividade. Da espécie BRS Horizonte foram colhidos 1.183 quilos por hectare.
Já a BRS Requinte 1.247 quilos por hectare. Uma próxima amostra deve ser cultivada no mês que vem, em que as chuvas não são tão intensas.