Redação (24/01/07) – O biólogo da Orbe Brasilis, empresa especializada em soluções meio-ambientais, Nelson Grzybowski, levantou importantes pontos a serem trabalhados para a legalização meio-ambiental das propriedades suinícolas.
Segundo ele, a suinocultura, nos últimos anos tem apresentado uma rápida mudança no seu sistema de produção, que vem tornando-se mais especializado, reduzindo o número de produtores e aumentando o volume de animais por propriedade. “Estes fatos contribuem para que a atividade suinícola busque o licenciamento ambiental, o que demonstra uma atitude de cidadania e caráter entre produtor e sociedade”, destacou.
De acordo com ele, estando a atividade legalizada, o produtor deverá cumprir com as normas vigentes, com as responsabilidades e racionalidades desta atividade em relação ao meio ambiente.
O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental responsável licencia a localização, instalação, ampliação ou operação da atividade que utilizem algum tipo de recurso natural.