Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Importância da correta utilização de antibióticos de ação específica contra bactérias Gram-negativas

<p>Confira o artigo do Dr. Frederico O. V. Puga, Gerente de Produtos Colistina da Uniquímica.</p><p></p><p></p>

Redação (23/01/07) – O espectro de ação de um antimicrobiano frente às bactérias ao qual se destina, deve ser bem específico já que é a única maneira que poderemos obter um melhor aproveitamento do mesmo.

Os produtos denominados “milagrosos” de amplo espectro, ou seja, que atuam em grupos de bactérias Gram(+) como Gram (-) , geralmente não possuem a mesma eficácia de atuação em toda esta gama de ação que lhe são atribuídas e poderemos incorrer no erro de provocar, involuntariamente, o aparecimento de resistências microbianas a estes antimicrobianos pelo uso indevido de sub-dosagens.

No caso da Colistina Solúvel Uniquímica, é uma molécula antimicrobiana específica e seu uso é recomendado para alcançar seu máximo desempenho de eficácia contra as bactérias Gram (-) como o são a Echerichia Coli; Salmonella spp e Pseudomonas.

É muito importante manter a Microbiota do trato intestinal a mais íntegra possível, eliminando as bactérias maléficas e mantendo as benéficas. Ao eliminar estas bactérias maléficas, estamos deixando um maior espaço para as bactérias benéficas (Lactobacillus spp,. Bafidobacterium spp) no trato intestinal, as quais vão ajudar a obter uma melhor absorção dos nutrientes oferecidos ao animal durante sua alimentação.

Ao eliminar estas bactérias patogênicas(E. Coli; Salmonella spp e Pseudomonas) estamos propiciando melhor condição ao animal para obtermos resultados de performance mais adequados aos nossos objetivos como o são um melhor ganho de peso, melhor conversão alimentar, menor condenação de carcaças no frigorífico e uma menor mortalidade. Estes são os resultados de uma correta utilização da Colistina Solúvel.