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Qualidade e segurança

<p>Governo Federal aprova projeto da ABCS para desenvolver o manual brasileiro de Boas Práticas na suinocultura.</p>

Redação (09/01/07) – O Ministério da Agricultura aprovou um projeto encaminhado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) voltado para o desenvolvimento de um Manual de Boas Práticas de Produção. O Governo Federal vai investir R$65.000,00 no projeto, para custear principalmente despesas com reuniões do Conselho Técnico Científico da entidade, órgão encarregado da coordenação do trabalho nas suas diferentes etapas.

O Manual em questão, juntamente com o trabalho de normatização, que está em curso em cooperação com a ABNT, será etapa importante para se chegar à desejada Certificação do suíno brasileiro. A certificação será instrumento essencial para a ampliação segura dos mercados interno e externo.

A ABCS preparou um documento, desenvolvido no âmbito do Programa de Excelência da Cadeia Produtiva de Suínos organizado no Distrito Federal com o caráter de Projeto Piloto, que servirá de base para a construção do Manual,. Ao longo de 43 páginas, o trabalho sugere um roteiro do debate a ser realizado entre os cientistas e técnicos na identificação dos melhores procedimentos em todos os campos de trabalho que afetam a produção de suínos no Brasil.

Na redação do documento, o Conselho Técnico e Científico da ABCS vai discutir questões de Planejamento da Atividade; Biosseguridade; Genética; Reprodução; Maternidade; Creche; Recria e Terminação; Saída dos Animais para Abate; Rastreabilidade; Alimentação; Fábrica de Ração; Gestão Ambiental; e Higiene, Segurança e Bem-Estar do Trabalhador.

O Presidente da ABCS, Rubens Valentini, anunciou que vai convocar uma reunião do Conselho para o mês de fevereiro próximo, a fim de dar início efetivo aos trabalhos. Valentini acredita que o Manual de Boas Práticas vai se constituir numa ferramenta indispensável na operação das granjas de suinocultura no País, permitindo ao produtor atingir melhores níveis de produtividade e propiciando o alcance de novos mercados.