Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento na Embrapa Suínos e Aves discute salmonela em suínos

<p>Seminário acontece dia 8/12.</p>

Redação (06/12/06) A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Setor de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promovem na sexta-feira, dia 8 de dezembro, o “Seminário sobre Salmonela em Suínos: Resultados de Pesquisa e Perspectivas”. O evento, previsto para o auditório da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC), será gratuito. A salmonela é a principal bactéria de interesse em segurança dos alimentos, principalmente os cárneos.

A Embrapa Suínos e Aves vem trabalhando com afinco nos últimos anos para desenvolver métodos de diagnóstico e alternativas de controle de microorganismos que podem afetar a saúde dos consumidores. Os estudos sobre o controle das salmonelas estão entre os mais importantes. No ano passado, o projeto “Desenvolvimento de Metodologias e Processos para Identificação e Controle da Infecção por Salmonelas em Rebanhos Suínos” apresentou um teste de ELISA (teste automatizado que detecta anticorporpos contra a salmonela com a intenção de oferecer ao mercado um kit nacional para a classificação de rebanhos suínos quanto à intensidade da infecção por salmonelas.

O evento de sexta-feira prevê a apresentação de resultados a respeito de vários aspectos ligados ao estudo das salmonelas. Entre eles estão a epidemiologia, controle e fatores de risco para a infecção por salmonela em suínos; relação entre resultados sorológicos e bacteriológicos em rebanhos comerciais de diferentes agroindústrias; fatores de risco associados com qualidade da limpeza, desinfecção e vazio sanitário em relação à presença de salmonela em creches; pontos críticos na fabricação e armazenagem de rações para a saúde dos animais – a visão do nutricionista; estudo longitudinal da contaminação por salmonela: tipificação e resistência antimicrobiana; e salmonela em lingüiça frescal: prevalência e perfil de consumo.

Para o período da tarde está marcada uma mesa redonda para debater duas propostas de projetos de pesquisa da Embrapa sobre salmonela. Um é o “Estratégias de controle para a infecção por Salmonella em suínos” e o outro é “Efeito do manejo pré-abate no bem-estar e qualidade da carne dos suínos”. A coordenação técnica do seminário é da pesquisadora Jalusa Deon Kich. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 49-3441-0400, no ramal 448.