Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Febre suína se espalha na Croácia

<p>Cerca de 5.500 suínos foram abatidos em uma granja no leste da Croácia, no que se pode chamar de um novo surto de febre suína clássica.</p>

Redação (21/11/06) – Considerada a pior do país, conforme o Ministério da Agricultura do país, “A doença foi confirmada no início desta semana, e a granja se localiza somente a 1,5 quilômetro da localidade atingida pelo mal em outubro”, afirmou o porta-voz do ministério, Mladen Pavic.

Até ontem, faltavam 3.600 suínos a serem abatidos. Oficiais veterinários disseram que os animais da granja Lipovaca, próxima ao leste da cidade de Osijek, estavam contaminados devido às medidas de biossegurança e transporte não controlados de suínos da granja onde a doença foi detectada em outubro.

A febre suína clássica apareceu na Croácia em julho, pela primeira vez desde 2003. Tornou-se epidemia, mas as autoridades veterinárias querem controlar a doença. Desde então, mais de 6 mil suínos foram abatidos no leste de partes do país balcânico. As informações são de agências internacionais.