Redação (14/11/06) – Pernis e derivados de suínos (como lombo e tender) devem ser o destaque das prateleiras neste Natal. A expectativa é de que esses itens cheguem ao ponto de venda com preço 18% menor em relação ao cobrado no ano passado – no caso do perfil, em torno de R$ 4,9/kg. A estimativa é da Associação Paulista de Supermercados (APAS), que fez uma sondagem com seus associados.
Apesar disso, os empresários do setor não estão otimistas: a expectativa é de que as vendas se mantenham no mesmo patamar do ano passado. O pequeno crescimento do consumo de produtos natalinos aguardado para este ano deve-se dar apenas em função do aumento do número de pontos de venda.
Se a tendência de baixa no preço dos suínos se confirmar, será a primeira vez, em muitos anos, que o preço médio desses itens ficará num patamar inferior ao das aves – o peru, por exemplo, deve chegar às prateleiras com um preço médio de R$ 6,9/kg.
Ainda assim, aves e produtos importados também devem ter valores menores em relação ao Natal passado – 2% e 10%, respectivamente. Em contrapartida, panetones (6%), vinhos e espumantes (7%) devem ter alta.
Apesar da vantagem no preço, não se deve esperar uma mudança significativa nos hábitos do consumidor, uma vez que a participação do pernil suíno no mercado de carnes natalinas é de apenas 7%.
Item
Variação média prevista*
Aves
– 2%
Importados
– 10%
Panetones
+ 6%
Pernil e derivados de suínos
– 18%
Vinhos e espumantes
+ 7%
* em relação ao Natal do ano passado, nos supermercados do Estado de São Paulo