Redação (26/10/06) – Dono do maior rebanho bovino comercial do mundo, com mais de 200 milhões de cabeça, o Brasil começa a partir da próxima quarta-feira (01/11) a segunda etapa na Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Dezesseis estados, nos quais estão cerca de 148 milhões de bovinos, o que representa 72% do rebanho brasileiro, vão vacinar o gado durante o mês de novembro. A imunização também atingirá os bubalinos, informa a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A segunda etapa da campanha de erradicação da aftosa abrange as seguintes unidades da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Em Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), antecipou para amanhã o início da vacinação. Segundo o órgão, um fim de semana a mais na campanha sempre contribui para aumentar o índice de cobertura vacinal. Isto porque muito produtores que moram na cidade costumam passar os finais de semana na fazenda, permitindo que tenham um tempo maior para vacinar o gado.