Redação (16/10/06) – Na próxima segunda-feira (16/10), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, fará a palestra “O Agronegócio Brasileiro e sua Inserção na Produção Mundial de Grãos”, às 9h, durante a abertura da 9 Conferência Internacional de Proteção de Produtos Armazenados. O evento acontece entre os dias 15 e 18 de outubro no Plaza Hotel em Campinas (SP) e tem como objetivo promover o intercâmbio em ciência e tecnologia entre os diferentes países produtores mundiais.
Promovido pelo Ministério da Agricultura e as vinculadas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a conferência reunirá cientistas, pesquisadores, professores, extensionistas, industriais, prestadores de serviços, fabricantes de insumos e equipamentos, além de representantes de vários segmentos das cadeias produtivas do agronegócio. A última edição, ocorrida na Inglaterra, no ano de 2002, contou com a presença de representantes de mais de 50 países, informou o diretor de Gestão de Estoques da Conab, Pedro Beskow.
Segundo a Associação Brasileira de Pós-Colheita (ABRAPOS), realizadora da conferência, os principais problemas que afetam a pós-colheita de grãos e fibras, como armazenagem, secagem, controle de pragas e toxinas, serão temas apresentados pelos maiores especialistas mundiais no assunto. Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bósnia & Herzegovina, Canadá, Chile, China, Congo, Sérvia, Turquia, EUA, Israel, Inglaterra e Zimbábue são alguns dos países que voltam suas atenções para o Brasil.
O tema qualidade na produção de alimentos tem sido fator decisivo para tornar os países competitivos no agronegócio mundial. “Mesmo quando destinado somente para a auto-suficiência de uma nação, o consumidor cada vez mais exige um alimento limpo, com boa aparência e de valor nutricional. Todos esses quesitos passam pela pós-colheita”, esclarece o pesquisador da Embrapa Trigo, Benami Bacaltchuk.
Além de palestras, a experiência dos participantes, com resultados de pesquisas em inovações tecnológicas para pós-colheita, ganha espaço com a exposição de 215 trabalhos científicos em forma de posters. “A sessão de posters vai permitir a troca de conhecimentos que vêm sendo desenvolvidos nos cinco continentes. Métodos alternativos ao controle químico de pragas, técnicas para medir a qualidade dos grãos durante a secagem, novas formas de vedação de armazéns e conceitos de segurança no trabalho são alguns temas que devem trazer novidades para a Conferência”, confirma o pesquisador da Embrapa Trigo, Irineu Lorini.
Após a participação na palestra, o ministro Luís Carlos Guedes Pinto, visita o “Fórum Apoio Técnico e Científico na Prevenção e Combate à Influenza Aviária”, que acontecerá no Auditório da Biblioteca da UNICAMP.