Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Festa do porco em Diorama (GO)

<p>O evento tem ensinamento de técnicas sobre a lida com o animal e jantar gastronômico.</p>

REdação SI (22/09/06)- Entre 16 e 21 de outubro vai acontecer uma festa diferente. É a Festa do Porco, em Diorama. O evento tem ensinamento de técnicas sobre a lida com o animal e jantar gastronômico. Muita carne de porco será servida para os visitantes.

A reportagem do Jornal Oeste Goiano falou com o prefeito de Diorama, Altamiro José de Lima(PMDB). Segundo ele, a suinocultura é uma alternativa econômica na qual o município de Diorama está apostando. Já há em Diorama um bom começo de prática de suinocultura, inclusive, uma cooperativa de criadores de porcos, ou seja, de suinocultores.

O prefeito de Diorama afirma que o evento tem por finalidade despertar ainda mais os dioramenses para a suinocultura como atividade econômica capaz de gerar renda e empregos. Ter um grande rebanho de suínos no município e exportar carne para cidades da região e outros centros é meta de Diorama. Conta o prefeito que a idéia é que a cidade tenha em breve um abatedouro e uma indústria do setor, de onde a carne suína poderá sair industrializada como lingüiças e outros subprodutos.

A Festa do Porco tem um lado de conhecimentos técnicos a serem transmitidos e o jantar gastronômico que será no último dia, 21 de setembro, quando terá ainda o concurso de pratos a base de suínos e show musical.

Consta da programação almoço com a imprensa (dia 20) e atividades culturais e exposição de máquinas, insumos e animais. Cursos começam no dia 16. São os seguintes os cursos para suinocultores: Processamento de Carne, Cooperativismo, Criação e manejo de Suínos e Gastronomia.

A realização da Festa do Porco é da ARADO (Associação Ruralista de apoio ao Homem do Campo de Diorama). Apoiam o evento: Seplan, Banco do Brasil, Sindicato rural de Iporá e Diorama, Prefeitura de Diorama, Frigoipo e caixa Econômica Federal.