Redação SI (22/09/06)- Aumentar o número de agricultores brasileiros que exportam seus produtos foi o tema do 4o Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), realizado nesta quinta-feira em Florianópolis (SC). No encontro, eles discutiram ações para a promoção internacional dos produtos brasileiros do agronegócio.
Um desses mecanismos foi a criação do Núcleo de Integração para Exportação, vinculado ao Ministério da Agricultura. O objetivo do Núcleo é apresentar meios para que o Brasil participe do mercado internacional. Mas para isso, segundo o coordenador Daniel Ferraz, é preciso produzir com qualidade e competitividade e buscar a profissionalização constantemente. “O que o produtor precisa entender é que o concorrente dele não é o vizinho, mas o produtor de outros estados, de outros países, de outras regiões, porque o mercado já está totalmente integrado”, afirmou Ferraz.
Na avaliação do coordenador, “temos que começar a trabalhar com a idéia de exportar produtos com valor agregado, com marca própria – não trabalhar só com a venda de produtos que de alguma maneira serão matéria-prima em outros mercados, mas de produtos já acabados que vão direto para a mesa do consumidor”.
Produtores discutem medidas para aumentar exportações
<p>No encontro, eles discutiram ações para a promoção internacional dos produtos brasileiros do agronegócio.</p><p></p>