Redação SI (21/09/06)- Uma das exigências do consumidor atual é a praticidade e o valor nutricional dos alimentos, ou seja se são saudáveis ou não. E para apresentar a carne suína, uma das mais valorosas em proteína e pouca gordura, em pratos saborosos a Associação dos Criadores de Suínos, (Acrismat), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos e a Associação dos Supermercados de Mato Grosso, ASMAT, realizou um curso de culinária aos colaboradores da cozinha do supermercado modelo.
No curso de culinária a base da carne suína, ministrado pelo diretor de marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, (ACRISMAT) Fernando Barros, na terceira semana de setembro, os funcionários de uma grande rede de supermercados tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade de pratos que podem ser feitos com a carne suína. De acordo com Barros a qualificação desses profissionais é indispensável uma vez que são eles que lidam com os clientes. “O objetivo é fazer com que a carne suína seja vista de uma forma diferente a partir daqueles que a vendem” comentou.
Para o chefe de cozinha da rede, João Claudino Ferreira, os consumidores não tem conhecimento sobre a qualidade da nova carne suína comercializada. “Até então os próprios funcionários não tinham esse conhecimento de cortes e pratos suínos e por isso mesmo não poderiam passar a novidade para os clientes, que querem a praticidade que os novos cortes oferecem e o sabor dos pratos preparados a base de carne suína”.
Para Fernando Barros é preciso abrir o mercado por que a suinocultura de Mato Grosso tem muita qualidade a oferecer. Um primeiro passo para isso é fazer com que as pessoas saibam que a suinocultura evoluiu muito e proporciona atualmente uma das carnes mais saudáveis que se pode consumir.
Além de saudável a carne suína é muito saborosa se bem preparada .Um dos focos do curso é o ponto da carne, não se pode esturricá-la, isso tira o sabor da carne e ninguém apreciará o resultado. Molho a bolonhesa, coroa de costela, grelados e o bife de carne suína foram os pratos ensinados. O molho a bolonhesa mereceu destaque pois é um prato estratégico, segundo Barros ” Ele sugere vários usos e leva a outras receitas” .
Uma das participantes do curso, a estagiária do curso de nutrição Graciely de Morais,diz que o curso proporcionou aos funcionários uma nova visão sobre questões como a característica de ser saudável da carne. “Com o curso os colaboradores vão poder oferecer qualidade, facilidade e praticidade aos clientes” declarou.