Redação SI (11/09/06)- Três candidatos a deputado Federal e seis estadual, foram indicados por suinocultores das nove regionais onde há atividade suinícola e irão participar do debate amanhã, 12, na Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS. Os critérios utilizados para a indicação dos candidatos, foram a afinidade e conhecimento do setor suinícola, bem como o comprometimento com a atividade.
Defende-se muito hoje o voto regionalizado, mas, de acordo com o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, entende-se que a suinocultura precisa de representantes legais, que tenham conhecimento e comprometimento com o setor suinícola, para que os suinocultores possam direcionar seu voto.
O objetivo do encontro é que os candidatos apresentem suas propostas para o setor e ouvir os questionamentos dos suinocultores de todo Estado de Santa Catarina, que estarão presentes, mas principalmente, que tenha um comprometimento com o setor.
Souza destaca que sem dúvidas, o correto seria tirar de dentro do quadro de produtores, o candidato dos produtores e torná-lo o representante, mas como não há nem tempo, nem organização para tanto, temos que direcionar o nosso voto para quem se identifica com o setor, principalmente em se falando de Deputados Estaduais e Federais, salienta.
Sabemos de nossa responsabilidade enquanto entidade, mas contamos com a colaboração dos nossos produtores e lideranças em futuro próximo, revermos os candidatos e destinarmos pautas de ações e comprometimento. Contudo uma coisa é certa, precisamos de nossos representantes legais, finaliza Wolmir de Souza.
O encontro será no Auditório da ACCS, a partir das 13h30, com os candidatos a deputado estadual e as 15h30 com os candidatos a deputado federal. Após o debate, haverá reunião com os suinocultores independentes de Santa Catarina.
Os candidatos indicados – Foram indicados pelas nove regionais ligadas à ACCS, os candidatos a deputado Federal: Cláudio Vignatti, Odacir Zonta e Valdir Colatto. A deputado estadual foram indicados os candidatos: Moacir Sopelsa, Flavio Raganin, Herneus de Nadal, Deonilo Pretto, João Girardi e Jacson Castelli.