Redação SI (06/09/06)- A convite da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, Amavi, o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, esteve na tarde do dia 05 de setembro, em reunião na cidade de Rio do Sul. O encontro envolveu os Secretários da Agricultura daquela região, que abrange 28 municípios e tem na suinocultura, uma atividade em ascensão e alternativa, já que a cultura que predomina na região é o fumo.
Agrolândia é o município que tem maior tradição na suinocultura, com 30 produtores, onde, segundo o Secretário da Agricultura, Dirceu Leite, 50% são independentes, isto é, não tem integração com nenhuma agroindústria.
Na oportunidade, cada Secretário fez uma explanação sobre a suinocultura em seu município, sendo que para alguns, a atividade é inexistente ou com um, dois ou três produtores. Mas é unânime de que a suinocultura é mais uma alternativa de renda do produtor e há interesse em incentivar a produção, começando por conhecer as atividades desenvolvidas pela ACCS e como os municípios podem organizar e fomentar a unidade e organização, através da criação do Núcleo Municipal de Criadores de Suínos. Na região da Amavi, apenas Agrolândia possui Núcleo Municipal, fundado em 1997, que é bastante atuante através de seu presidente, Francisco Neckel, reforçando que somente com a organização, hoje os suinocultores podem comemorar diversas conquistas, entre elas a construção da Central de Inseminação e a implantação do TAC, que já está adiantado naquele município.
Francisco Neckel destaca que os suinocultores de Agrolândia não têm dificuldades em encontrar mercado para seus animais, pois através do Núcleo, sempre há contatos de compradores, bem como a compra de insumos que é feita no próprio município pelos produtores, o dinheiro fica no município e depois será investido em nosso benefício e não levado para outras regiões, salientou. Neckel lembrou ainda, que no seu município, há até quatro gerações em famílias que sempre trabalharam com a suinocultura, gerando renda e investindo na propriedade, impedindo o êxodo rural.
Os Secretários da Agricultura irão se organizar por proximidade para criar novos Núcleos Municipais e fomentar a unidade através do Núcleo Regional que está em atuação.
O presidente da ACCS, ficou satisfeito com o encontro e disse que atualmente a região Oeste e Sul do Estado tem tradição na suinocultura, mas aos poucos outras regiões vão conhecendo e desenvolvendo a atividade. É bom para os agricultores que podem diversificar a produção e para nós, que espalhamos a produção não havendo concentração somente em uma região, finalizou.