Redação AI (04/09/06)- A Intervet conseguiu licença para produção da vacinas que combatem a Influenza Aviária. Seu produto, a vacina Nobilis, é feita a partir da cepa H5N2. Ele faz com que os pássaros vacinados com este tipo de cepa formem diferentes tipos de anticorpos dos infectados com a cepa H5N1. Porém, a vacinação feita com o Nobilis, também protege contra a infecção por H5N1.
Agora a Europa possui uma vacina licenciada contra a cepa H5N1 para a proteção de aves durante o outono e inverno, período de grande risco de epidemia para os pássaros europeus. A Vacina Nobilis contra Influenza já foi utilizada com sucesso em programas nacionais contra a Influenza, foi o caso de Hong Kong, Itália e Vietnã.
Na Europa, a venda e suporte ao produto só serão permitidos juntamente com as instruções de uso da legislação da comunidade európéia no controle da Influenza Aviária. O uso da vacina deve ser autorizado por alguma autoridade competente dos Membros de Estado da União Européia (EU Member States).
As vacinas contém vírus inativados, que devem ser injetados para obtensão de resultados eficazes. A Intervet está investigando as possibilidades de aplicação em massa, evitando a injeção.