Redação (04/09/06)- Terminou na sexta-feira, em Campinas (SP), o I Simpósio em Análise de Resíduos de Drogas veterinárias, ministrado pelo pesquisador do Centro de Resíduos e Drogas Veterinárias do laboratório de Saskatoon, da Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA), Joe Boison.
O simpósio é resultado da cooperação técnica formalizada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Interamericanos de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a CFIA. Boison é considerado um dos maiores especialistas na detecção de resíduos em carnes e produtos de origem animal do mundo.
Durante cinco dias, o pesquisador da CFIA apresentou palestras para 35 técnicos da área de detecção de resíduos da rede oficial de laboratórios do Mapa e laboratórios privados credenciados pela rede. No período, os participantes compartilharam metodologias e conhecimentos.
O simpósio debateu o papel da Organização Mundial do Comércio (OMC) nas regulamentações para o comércio internacional, a metodologia de validação de métodos de detecção de resíduos e os requerimentos técnicos da norma internacional de qualidade laboratorial ISSO/IEC 17025.
O Mapa lembra que a detecção de resíduos é um dos principais pontos avaliados pelos mercados internacionais e destaca que mantém sua equipe técnica atualizada nas mais modernas técnicas sobre o assunto, a fim de oferecer ao consumidor produtos de qualidade.