Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Preços agrícolas têm a primeira alta significativa do ano

<p>Carnes foram os produtos que mais contribuíram para a recuperação da renda do setor.</p><p></p>

Redação (28/08/06)- Agosto é o primeiro mês neste ano em que os preços agrícolas apresentaram recuperação significativa. Segundo levantamento feito pelo analista Fábio Silveira, da RC Consultores, o mês deverá terminar com a média dos preços no atacado 4,4% mais elevada do que no mês anterior. Carnes, especialmente a de suínos, cujas cotações subiram 35,2% no período, foram os produtos que mais contribuíram para a recuperação da renda do setor.

A recuperação da média das cotações agrícolas apurada pelo analista contou ainda com a ajuda dos preços da laranja (26%), que começa a ser colhida e há uma grande pressão de demanda por parte do mercado, influenciada pela alta das cotações do suco de laranja na Bolsa de Nova Yorque. O mesmo ocorre com o café, que, após um período de estagnação, retomou a trajetória de alta. No mês, as cotações aumentaram 6,3% e poderão subir ainda mais, pelo efeito da demanda, neste ano muito próxima da oferta mundial.

Os preços pesquisados pelo analista na quarta semana do mês não acompanharam, porém, essa tendência de alta. Apenas o café (4,3%) e o tomate (3,4%) mantiveram a tendência de alta. O açúcar (-6.2%), o ovo (-3,6%) e a batata (-3,4%) tiveram seus preços fortemente depreciados no período.

Para Silveira, isso não altera a tendência de recuperação da renda dos agricultores, que deverá manter-se pelos próximos meses. O analista lembra que a alta da média dos preços agrícolas não significa ganho de renda expressivo. Se comparado ao mesmo período do ano passado, a média dos preços agrícolas está 3,2% abaixo do apurado em agosto de 2005.