Redação SI (24/08/06)- Dentro do Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura, TAC, em implantação na Região do Alto Uruguai Catarinense, está inserida a necessidade de buscar a Educação Ambiental dos suinocultores com relação a poluição ambiental provocada por dejetos de suínos. Dentro desta perspectiva, a Câmara de Educação Ambiental e Comunicação do Comitê Regional da Suinocultura, tem organizado, junto as Administrações Municipais, Seminários de Educação Ambiental envolvendo os suinocultores dos 16 municípios da Região da Amauc. O ultimo município a realizar este encontro é Irani que estará sediando este encontro no dia 04 de setembro, a partir das 8h30, no Ginásio da Apae daquele município.
Após encerrada esta etapa de encontros para sanar também as dúvidas dos suinocultores, esclarecimentos e conscientização, será formulada uma cartilha com as principais perguntas e respostas capturadas durante estes encontros.
A Cartilha Este documento surgiu como conseqüência da criação do Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura, TAC, e um reflexo do entendimento do que seja educação ambiental, que teve o grupo de pessoas que a elaborou, apoiado pelo Comitê Regional da Suinocultura.
Procura-se na Cartilha, comunicar a síntese dos questionamentos feitos pelos suinocultores durante os encontros, de forma a trazer respostas para estas dúvidas surgidas dentro da própria comunidade envolvida. Na compilação das perguntas e respostas, o grupo manteve-se fiel as questões tal qual foram propostas pelos participantes dos encontros.