Redação (04/08/06) Numa das primeiras iniciativas concretas do Projeto Piloto do Programa de Excelência do Desenvolvimento da Suinocultura, foi realizado durante o dia de ontem, em Brasília, o encontro Soluções Ambientais Manejo e utilização de dejetos e biodigestores, numa parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o SEBRAE. Para o palestrante Egidio Konzen, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo (Embrapa – Sete Lagoas) , a experiência do Projeto Piloto deverá criar condições excepcionais para viabilização de soluções ambientais na suinocultura.
Em sua exposição inicial, o Presidente da ABCS, Rubens Valentini, destacou a importância do início das atividades práticas do Programa de Excelência, que ele pretende ver disseminado por todo o país a partir do modelo desenvolvido com o SEBRAE do Distrito Federal, que conta ainda com a contribuição dos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Na sua palestra, na sede do SEBRAE-DF, Konzen chamou a atenção dos participantes para o fato de que o controle do impacto ambiental a cada dia tem sua importância amplificada, no que diz respeito à sustentabilidade dos projetos de suinocultura. Numa segunda etapa do Projeto Piloto, as granjas serão visitadas por consultores especializados que realizarão diagnósticos específicos quantificando e qualificando o impacto ambiental da atividade. Em seguida, as entidades participantes do Projeto estabelecerão um cronograma de implantação das correções.
Participaram ainda do encontro Paulo Furtado, gerente da Agesert, e Ademar Katayama, Diretor da Orbi Brasilis, empresas especializadas em soluções ambientais.