Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

BB recebe os últimos pedidos de prorrogação

<p>A segunda-feira marcou o prazo final para pedir o refinanciamento de dívidas de custeio e investimento das safras 2004/05 e 2005/06.</p>

Redação (01/08/06)- Foi intenso o movimento na agências do Banco do Brasil nas regiões produtoras de soja no Estado ontem. A segunda-feira marcou o prazo final para pedir o refinanciamento de dívidas de custeio e investimento das safras 2004/05 e 2005/06, além das CPRs contratadas até 30 de junho deste ano. Apesar do significativo volume de solicitações feitas até a semana passada, muitos agricultores deixaram para efetuar o pedido na última hora. O resultado parcial, até o dia 26 de julho, apontava que produtores gaúchos haviam manifestado a intenção de alongar 90% dos 104 mil contratos possíveis de serem adiados.

O dia também foi de espera pela resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), que não saiu. A determinação regulamentará o artigo 14 da Lei 11.322/06, de 13 de julho, que trata da rolagem de dívidas de Pesa, Securitização e Recoop para os adimplentes até 2004. A expectativa do Ministério da Agricultura (Mapa) é de que o texto seja aprovado ainda nesta semana. Ele prevê refinanciamento em cinco anos, com dois anos de carência, e juros de 8,75% ao ano.

Através de sua assessoria, o coordenador geral de Análises Econômicas do Mapa, Wilson de Araújo, informou que a formalização das operações poderá ser feita até o dia 29 de dezembro de 2006. Nesta mesma data, encerra-se o período de autorização para o uso de recursos controlados do crédito rural para liquidação de parcelas vencidas em 2005 e vencidas ou a vencer em 2006. Segundo o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, a preocupação imediata são as parcelas de Pesa, que, de acordo com a CNA, têm 60% dos contratos vencendo hoje, mesmo que a lei aponte prazo até dezembro.