Redação SI (27/07/06)- De segunda a sexta-feira da próxima semana veterinários da Agência de Defesa Sanitária de Rondônia (Idaron) passarão pelo Primeiro Curso de Sanidade Suídea de Rondônia, em Porto Velho.
Cerca de 50 profissionais receberão informações por meio dessa capacitação, que será realizada em conjunto pela Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO) e o Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa) e contará com especialistas nacionais na área. A medida visa estruturar o serviço de defesa sanitária do Estado, possibilitando a realização de sorologia para a peste suína clássica e a incorporação de Rondônia na área livre dessa doença no Brasil.
O curso será iniciado na segunda-feira no auditório da SFA/RO, seguindo com apresentação da situação e perspectivas da suinocultura mundial, nacional e de Rondônia, além da apresentação do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) e legislação aplicada ao PNSS. As apresentações serão realizada por Abel Guareshi, do PNSS/Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Na terça-feira ser mostrada a experiência estadual com a implementação do PNSS, com aplicação da legislação de certificação de granjas de reprodutores, aplicação de formulários aprovados, controle de trânsito pela emissão de GTAs e dificuldades enfrentadas, além dos questionamentos que possam surgir durante a palestra, que será ministrada por Maristela Vicente Correa, do Instituto de Defesa Animal do Mato Grosso (Indea). Ainda na terça-feira será abordado o sistema de vigilância epidemiológica em saúde animal no Brasil.
O professor Jurij Sobestiansky, da Universidade Federal de Goiás (UFG) vai abordar na quarta-feira síndromes hemorrágicas nos suínos e doenças diferenciais.
Na quinta-feira haverá aula prática de necropsia e coleta de material para diagnóstico de doenças de suínos. Essas aulas serão realizadas na faculdade FIMCA, na capital e serão ministradas por Abel Guareschi, Welciton Assunção (Tocantins) e Marcelo Carmargos (Minas Gerais).
O curso será encerrado na sexta-feira com reunião entre o serviço oficial de Rondônia e representante do PNSS para acertos sobre coletas para a sorologia e reunião com a equipe responsável pela sorologia em Rondônia.