Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UFLA fecha parceria com Topigs

<p>A parceria possibilitará a universidade trabalhar com material genético avançado em suas linhas de pesquisa, ensino e extensão.</p>

Vinícius Cantarelli (NESUI), Helomar C. Barbosa (Topigs) e Prof. Rilke Tadeu (DZO/UFLA)

Redação (04/07/06) – A Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou um acordo de cooperação mútua que tem como objeto a parceria para adotar o material genético da TOPIGS no Setor de Suinocultura do DZO/UFLA para fins de pesquisas nas áreas de graduação e pós-graduação da universidade.

Na UFLA, as pessoas chaves envolvidas são o Prof. Rilke Tadeu Fonseca de Freitas (coordenador e Chefe do DZO/UFLA), Prof. Elias Tadeu Fialho (orientador do NESUI), Prof. Eduardo Filgueiras, (responsável pelo setor de suinocultura), e também os demais integrantes do NESUI (Núcleo de Estudos em Suinocultura). Na TOPIGS, a supervisão é de Helomar Cristina Barbosa e a orientação técnica está a cargo do Dr. Robson Carlos Antunes (geneticista).

Para a UFLA, a parceria possibilitará trabalhar com material genético avançado em suas linhas de pesquisa, ensino e extensão. O Prof. Rilke Tadeu, declara que no propósito de criar condições adequadas para realização de atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão com qualidade e precisão, o Departamento de Zootecnia (DZO/UFLA) vêm adotando estratégias de integração com seguimentos do setor privado ligados ao agronegócio. Especificamente, a parceria com a TOPIGS do Brasil proporcionará a UFLA a formação de um plantel de suínos de alto valor genético e com qualidade compatível aos animais atualmente demandados pela suinocultura brasileira, o que certamente contribuirá para a melhoria da qualidade do ensino de Zootecnia e da precisão e confiabilidade da inferência e transferência dos resultados das pesquisas desenvolvidas com suínos na UFLA afirma o Prof. Rilke.

Vinícius Cantarelli do NESUI completa: Acredito que a relação entre empresas e universidades seja a melhor forma de gerar tecnologias viáveis para suinocultura. No nosso caso, teremos oportunidade de desenvolver projetos que antes não eram possíveis e assim, contribuir de forma mais direta para o desenvolvimento da nossa atividade. A parceria com a TOPIGS irá proporcionar crescimento científico, técnico e profissional, através de vários projetos que já vem sendo idealizados pela nossa equipe, pois o material genético é de ótima qualidade e tenho certeza que estaremos melhorando ainda mais os nossos resultados de pesquisa.

Para a TOPIGS, a relação com o meio acadêmico vai propiciar conhecimento e contato de seu material genético aos alunos e aos participantes de eventos que são organizados pela Universidade. Pouco tempo depois de estabelecer parceria com a UFRGS, a Genética TOPIGS continua a desenvolver parcerias concretas a fim de propiciar resultados práticos e concretos, sempre no intuito de oferecer tecnologias viáveis ao produtor.

NESUI – UFLA

O Núcleo de Estudos em Suinocultura da Universidade Federal de Lavras foi fundado em 2002 com o intuito de desenvolver e repassar tecnologia em suinocultura, difundir a atividade suinícola e promover encontros com estudantes, produtores e empresas, a fim de que se estabeleça maior interação entre os mesmos, possibilitando um esclarecimento das reais necessidades e ambições de cada um e como poderão ser atendidos de forma satisfatória.

O NESUI é formado por alunos de graduação, pós-graduação e professores, formando linhas de pesquisa nas diferentes áreas da suinocultura, como: nutrição, sanidade, reprodução, manejo, instalações, ambiência animal, tecnologia de carne e outros.

Mais informações:
www.nucleoestudo.ufla.br/nesui/
www.TOPIGS.com.br