Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mudanças na legislação cambial saem em julho

<p>Segundo o Ministro Guido Mantega, o objetivo das medidas é "facilitar o fluxo de capital dos exportadores".</p><p></p>

Redação (30/06/06)- Em até três semanas serão anunciadas as mudanças na legislação cambial, afirmou, hoje, o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o objetivo das medidas é “facilitar o fluxo de capital dos exportadores”.

“Hoje, os exportadores são obrigados a trazerem os recursos para o Brasil, que é a chamada cobertura cambial. Algumas vezes, têm que comprar dólares novamente para pagar dívidas. Queremos que parte dos recursos que ele vai gastar lá fora, já possam ficar por lá. Isso simplifica, diminui custos de intermediação e diminui também o fluxo de entrada de moeda forte no Brasil”, disse.

Ele afirmou, porém, que as mudanças serão feitas de forma “parcimoniosa”. “Tem que ser feito com cuidado”, disse Mantega, que afirmou se reunir semanalmente com outros integrantes da equipe econômica para discutir o assunto.

O ministro disse ainda que as mudanças na legislação cambial servirão para ajustar o país à nova realidade de abundância de capitais externos. “Nosso problema não é o fluxo de capitais. É a abundância de capitais”, disse ele.

Acrescentou, entretanto, que os “benefícios” que estão sendo estudados pelo governo federal aos exportadores poderão ser “suspensos” a qualquer momento no futuro no caso de uma piora no cenário internacional.