Redação AI (20/06/06)- O Governo da França pediu aos países que aplicam restrições à compra de seus produtos avícolas que suspendam essa medida, porque o território francês já é considerado “oficialmente imune” à gripe aviária.
Através de um comunicado, os ministros da Agricultura, Dominique Bussereau, e de Comércio Exterior, Christine Lagarde, disseram que, uma vez eliminados os focos de vírus H5N1 encontrados na França, já se passaram três meses sem um novo caso de infecção em animais.
Por isso, o Governo da França pede que os países que limitam a importação de produtos avícolas franceses acabem com essa medida de embargo, e autorizem as compras.
Em semanas anteriores, as embaixadas francesas em vários países haviam entrado em contato com as autoridades sanitárias locais para mostrar que não tinha mais risco em comprar e consumir carnes de aves ou seus derivados vindos da França.
Japão, Arábia Saudita, Estados Unidos, Cingapura e Marrocos foram alguns desses países nos quais funcionários franceses explicaram que a gripe aviária foi superada.
Na França, foram registrados cerca de 60 casos de gripe aviária, todos no departamento de Ain, no leste do país, exceto um, encontrado em Bouches du Rhone.