Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil e Rússia definem medidas para restabelecer venda de carne

<p></p><p>Foi definida a criação de grupos de especialistas que analisarão a situação, enquanto uma equipe de veterinários russos viajará ao Brasil para comprovar o cumprimento de suas exigências.</p><p></p>

Redação SI (14/06/06)- Os Governos do Brasil e da Rússia definiram medidas destinadas a restabelecer as exportações de carne brasileira, interrompidos pelos surtos de febre aftosa em vários estados do país, informou hoje o ministro russo de Agricultura, Alexei Gordeyev. Gordeyev disse que promoveu negociações em Moscou com seu colega brasileiro, Roberto Rodrigues, que lhe pediu que o Governo russo suspendesse as restrições de compra que pesam sobre vários estados do Brasil.

De forma concreta, foi definida a criação de grupos de especialistas que analisarão a situação, enquanto uma equipe de veterinários russos viajará ao Brasil para comprovar o cumprimento de suas exigências e o trabalho de seus colegas locais.

“Em função dos resultados destas inspeções, será tomada a decisão de suspender a proibição das importações dos estados afetados”, disse Gordeyev à agência “Interfax”.

Por outro lado, o ministro justificou a proibição imposta pelo Serviço Veterinário russo ao destacar que atuou conforme as normas nacionais e internacionais.

“Estamos muito preocupados muito a situação epizoótica no Brasil, levando em conta que esse país é um dos maiores exportadores de carne à Rússia”.

O Brasil exportou a esse país, no ano passado, 800 mil toneladas de diversos tipos de carne, acrescentou o titular russo de Agricultura.