Espera-se que as Filipinas continuem adquirindo mais carne suína do exterior após a decisão do governo de estender a validade das tarifas de importação mais baixas até o final do ano, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).
Em um relatório, o USDA prevê que o país importará 600 mil toneladas de carne suína este ano, um aumento de 4,3%. O USDA elevou as estimativas de importação de carne suína para 2022 para 575 mil toneladas com base em “dados comerciais mais fortes do que o esperado”.
A Ordem Executiva nº 10, assinada pelo presidente Ferdinand Marcos Jr. em dezembro do ano passado, manteve as taxas de nação mais favorecidas para carne fresca, resfriada ou congelada em 15% (dentro da cota) e 25% (fora da cota) em vigor até final de 2023.
Com base em dados do Bureau of Animal Industry, as importações totais de carne do país aumentaram 16,4%, para 1,35 bilhão de quilos em 2022, com as importações de carne suína como o principal fator.
A agência estrangeira também vê a indústria nacional produzindo 1 milhão de toneladas este ano com suínos maiores. O número ultrapassará a produção de carne suína em 2022, estimada em apenas 925 mil toneladas devido ao ressurgimento de casos de peste suína africana (PSA) em Luzon e Mindanao.
“A indústria vê um vislumbre de esperança por causa do pedido de licença especial para uma vacina contra Peste Suína Africana por uma empresa local em parceria com uma empresa vietnamita perante a Food and Drug Administration (FDA)”, disse o relatório.
No ano passado, a KPP Powers Commodities Inc. fechou um acordo com a empresa vietnamita AVAC Vietnam Joint Stock Co. para se tornar a distribuidora exclusiva da ASF Live Vaccine desta última.
Enquanto aguarda a aprovação do FDA, o USDA assume que “a situação atual de nenhuma vacina persistirá”.
“Recentemente, houve surtos de PSA na província de Iloilo, causando um grande golpe no abastecimento da região metropolitana de Manila”, disse o USDA.
Ainda assim, o consumo de carne suína deve atingir 1,599 milhão por causa do influxo de carne suína importada.
“Os filipinos geralmente comem carne de porco e também se preocupam com os preços. A entrada de carne suína importada mais barata vai impulsionar o consumo”, acrescentou.
O kasim de porco é vendido por P330 por quilo, acima dos P270/kg da semana anterior, com base no monitoramento de preços do Departamento de Agricultura na última sexta-feira.
O USDA também elevou sua previsão de produção local de carne de frango para 1,36 milhão de toneladas, de 1,3 milhão de toneladas anteriormente, devido ao crescimento da economia.