Redação AI (05/06/06)- A Seara Alimentos demitiu 170 funcionários do setor de aves da sua unidade do município de Seara (SC). Os cortes foram devido às perdas com a gripe das aves, informou quinta-feira (01-06) o diretor secretário da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados (Fetiaesc), Osvaldo Mafra.
De acordo com Mafra, 170 trabalhadores foram dispensados. O sindicalista explicou que a retração nas vendas para os mercados asiático e europeu levou a empresa a reduzir o número de funcionários. A Seara tem nove unidades no país, sendo sete de processamento de aves e duas de suínos, distribuídas em quatro estados: São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. São ao todo 16 mil empregados no país.
“O sindicato local e a federação não foram procurados para que tentássemos alguma negociação para evitar as demissões”, lamentou o diretor da federação dos trabalhadores nas indústrias.
Conforme Osvaldo Mafra, por causa da queda nas vendas no exterior, as empresas voltam a atenção para o mercado interno para tentar aumentar o consumo do produto. “Esperamos que a situação melhore nos próximos meses”, disse.
A Seara é a maior empresa do município de 17 mil habitantes. A secretária executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maristela Mattiello Piva, acredita que, nos próximos 20 a 30 dias, o varejo vai sentir os efeitos das demissões. Ela destacou que a Seara é a empresa que mais emprega no município. O receio dos lojistas é que, além da queda nas vendas, aumente a inadimplência. Procurada pelo DC, a empresa informou que não vai se manifestar sobre o assunto.