Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Medidas emergenciais para diminuir o prejuízo dos suinocultores

<p>Durante a reunião que ocorreu ontem foram tomadas medidas emergenciais para diminuir o prejuízo dos suinocultores catarinenses.</p>

Redação (01/06/06) – Durante a reunião que ocorreu ontem com a Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados, Secretário da Agricultura, Secretários Regionais, Prefeitos da Região e suinocultores, algumas medidas emergenciais foram tomadas para diminuir o prejuízo dos suinocultores catarinenses. Com a ausência de representantes das agroindústrias, recebendo críticas de todos os presentes pelo não comparecimento, algumas medidas não poderão ser concretizadas porque dependem exclusivamente do apoio do setor agroindustrial.

Entre as sugestões levadas pelo presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Wolmir de Souza, estava uma campanha forte de incentivo ao consumo da carne suína, neste sentido, ocorreu uma reunião na manhã de hoje com os proprietários da Rede de Supermercados Angeloni, para que no mês de junho, seja feita uma grande promoção de cortes de carne suína in natura resfriada. Ainda será feito um contato para que o grupo Imperatriz também participe desta promoção, além de outros supermercados.

Com relação as duas reivindicações feitas a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, no dia de ontem ainda as solicitações foram oficializadas e entregues ao Secretário Felipe Luz que se comprometeu em buscar junto a Secretaria da Fazenda do Estado, a efetivação das mesmas. Entre as solicitações está a isenção da pauta do ICMS para venda de suínos para outros estados, para aliviar o acúmulo de animais no Estado. Outra medida é a devolução do ICMS aos suinocultores, para compra de insumos como milho e farelo de soja de outros estados.

Com relação as reivindicações que envolvem o Governo Federal, como recursos para armazenamento de carne suína e compra de carne pelo Governo Federal para distribuir em projetos como Fome Zero e outros, serão buscados em uma reunião que deve ser agendada com os Deputados Federais e Senadores Catarinenses, que deve ser programada em caráter de urgência. Para buscar esta reunião, está acontecendo hoje, um encontro entre os prefeitos da Região do Alto Uruguai Catarinense, Amauc, em Seara, para que os Deputados Federais e Senadores de Santa Catarina, se comprometam com a região e com o problema que está acontecendo.

Segundo o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, a reunião foi proveitosa, pois percebeu o comprometimento e a responsabilidade que os Deputados da Comissão da Agricultura e o Secretário da Agricultura tem com a suinocultura e principalmente pela preocupação pela situação que a atividade atravessa. Vamos buscar também este comprometimento do Deputados Federais e Senadores Catarinenses, para que assuma seu papel e nos ajudem agora que é o momento que mais precisamos, finalizou.