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Frango brasileiro vai ser tema de campanha publicitária internacional

<p>A idéia é lançar e consolidar a marca Brazilian Chicken.</p>

Redação AI (31/05/06)- Uma campanha de US$ 10 milhões está sendo elaborada pela agência de publicidade Young & Rubicam (Y&R) para fazer do frango brasileiro um símbolo nacional, tal qual é a champanhe na França e o queijo na Suíça. “Ou como foi o café no Brasil há um século”, compara Alessandro Cardoni, diretor de atendimento da agência presidida por Roberto Justus. A Y&R conquistou recentemente a conta da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (Abef). O objetivo da associação é fazer uma forte campanha publicitária na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes, no Kuwait e na Rússia quatro grandes consumidores do frango brasileiro.

A idéia é lançar e consolidar a marca Brazilian Chicken, um selo que as 21 empresas associadas à Abef vão passar a usar como sinônimo de frango de qualidade. “Muita gente aqui no Brasil nem sabe que o país é o maior exportador de frango. A idéia é mostrar que se nós somos o maior, somos também o melhor”, diz Cardoni. O slogan já foi criado: Brazilian Chicken, o número um do mundo. O selo está sendo elaborado. Cardoni não revela como será, mas vai ter, claro, a imagem de um frango e as cores nacionais – verde e amarelo.

A campanha será lançada em setembro nos quatro países simultaneamente e vai durar quatro meses. Serão três ações paralelas. Primeiro, será feita a divulgação do produto, com degustação, em eventos para os representantes do mercado local e jornalistas. Em um segundo momento, a Y&R vai colocar a marca Brazilian Chicken em editoriais de revistas especializadas e em programas de culinária. Por fim, serão lançados os comerciais de TV, outdoors e uma ostensiva campanha nos pontos-de-venda. Se a ação der um retorno positivo, a Abef deve expandir a publicidade para outros países.

Para elaborar a campanha para os países árabes, Cardoni e sua equipe estudaram diversas peças publicitárias de lá. Além disso, contaram com a consultoria e revisão do escritório da Y&R de Dubai (Emirados Árabes). “Tivemos a preocupação de mandar tudo para eles verem antes. Assim como a indústria tem o cuidado de fazer o abate halal para exportar o produto, nós tivemos o cuidado de não fazer nada que ofendesse nem ferisse princípios culturais e religiosos”, diz o publicitário.

A Y&R criou no ano passado um departamento para cuidar de campanhas internacionais. Além da ação da Abef, eles fazem peças para a Perdigão internacional (com campanha na Rússia atualmente), para a TAM e para o Bradesco.