Redação (24/05/06)- O governo confirmou para a próxima quinta-feira o anúncio do Plano Agrícola e Pecuário 2006/07, com o qual pretende colocar um fim aos protestos que os produtores rurais têm promovido em todo o País. A promessa do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, é oferecer aos produtores mais dinheiro, com juro menor, para que eles possam cultivar a próxima safra, que começa a ser plantada em meados de setembro, numa situação de maior tranqüilidade.
Além do plano de safra, o governo deve anunciar, também nesta quinta-feira, medidas estruturais que visam a reduzir os custos de produção do agronegócio. Várias delas, segundo fontes do governo, se referem à redução de tributos cobrados sobre insumos utilizados na produção agropecuária.
Protesto
Pelo menos 500 produtores rurais do norte do Paraná, segundo os organizadores do protesto, ocuparam ontem o calçadão de Londrina, trancando a entrada da superintendência regional e da maior agência do Banco do Brasil da cidade. Eles queriam chamar a atenção para os problemas que a agricultura vem enfrentando.
É um protesto ordeiro, mas estamos lutando e reivindicando nossos direitos como agricultores, afirmou o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Londrina, Narciso Pissinati. Os clientes que estavam dentro do banco ainda foram atendidos, mas não foi permitido que outros entrassem.
A estratégia de fechar agências bancárias começou segunda-feira, quando 11 municípios da região norte ficaram sem atendimento. Ontem foram fechados também pelo menos oito pontos de rodovias nas regiões noroeste e oeste do Paraná.